More about...

Hello! I'm Todd Adans, owner of this blog. And I'll talk a little about his creation!
So... this blog was created with the intention that all people could have access to some things that happen to me before. Most of the time I put something in my day, or write about something that happens in our society. Are things like that, I have nothing scheduled and such, just write! I hope you like my blog, and be free to share.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Amanhã existe?

Boa tarde gente! Esse tá sendo o meu primeiro post depois da mudança que fiz no blog. E hoje o assunto é sobre o Mundo, o NOSSO mundo!
Ontem eu estava vendo aquele filme 2012; o mesmo do qual muitas pessoas julgaram falando que era horrível, que era muita mentirada, os efeitos eram ruins e etc. Acreditem, eu ouvi de tudo sobre esse filme ._. E o pior de tudo é que eu assisti e adorei! E isso me fez pensar um pouco... Pois uma frase que não me sai da cabeça, foi a que o Dr. Adrian Helmsley disse para o Presidente: "... Você não tem culpa! Nós não poderíamos ter feito nada."
E aí eu fiquei pensando... Por que não poderiam ter feito nada? E vim levando essa frase pro mundo real... Analisando que sim, eles poderiam ter feito alguma coisa pra evitar que o "mundo acabasse" , mas eles agiram da mesma forma que nós agimos no dia-a-dia... Não fazendo nada.
Se em todo município, cidade, estado, país e continente começassem a se educar sobre o Aquecimento Global, o mundo não precisaria ficar preocupado com o "fim dos tempos". Claro que nem todo mundo acredita que o mundo vai acabar em 2012, e eu nem to falando que vai acabar; mas isso não quer dizer que mesmo assim o Mundo deva atrapalhar a si mesmo, ao invés de ajudar e preservar a Terra.
E falando em "fim do mundo"... a gente aqui que mora no Sudeste, principalmente, fica falando que o mundo não vai acabar e blá blá blá. Mas será que os Indonésios pensam a mesma coisa? Pois é né? Até porque lá o que mais tem é ondas de sei lá quantos mil metros, terremotos que treme mais do que vibrador e etc. Eu posso ser brasileiro, mas isso não quer dizer que eu deva virar as costas para quem não é, certo? Ou seja, hoje é a Indonésia que está sofrendo com o Aquecimento Global, mas e amanhã? . . .
Todos aqui, ou pelo menos a maioria, sabe o que é e o que causa o Aquecimento Global. Mas ok, eu vou explicar.
Tudo começa com o Efeito Estufa; naturalmente ocorre o seguinte: o sol emite o calor para nosso planeta, e este é absorvido. Sendo assim, o nosso planeta "joga fora" tudo o que não for necessário para a Terra. Entenderam? PORÉM, por conta dos Gases Estufa (dióxido de carbono, o metano, óxido nitroso, Perfluorcarbonetos e também o vapor de água), uma parte da radiação infra-vermelha é absorvida, o que dificulta sua ida para o espaço. Ao impedir essa ida pro espaço, a Terra se torna super aquecida. Então o que acontece? Fora os 40º do Rio de Janeiro, as geleiras começam a derreter, aumentando o nível de água do mar; e é aí que entra o chamado Aquecimento Global.
Cara, vários e vários fatores contribuem para a existência do Aquecimento Global. E um deles é a poluição.
Sabe aquela latinha de cerveja que você joga pra fora do carro depois que termina de beber? Então... você sabe pra onde ela vai? Nem eu. Mas com certeza não vai ser ela que vai nos ajudar quando o Aquecimento Global atingir nosso país.
Ainda não se convenceram de que o Aquecimento Global é ruim não só pra mim, como pra você também? Então vou falar outra consequência... A Ilha de Calor. Já devem ter ouvido falar dela, mas vou explicar.
Não sei se notam isso, porque eu não noto '-' mas se você for pra uma área rural e depois para uma urbana (da mesma região, de preferência), verá que na rural o calor é ameno, ou seja, é agradável. Mas ao chegar na cidade, o calor é insuportável; causando até mal estar em algumas pessoas. Mas sabe por que essa diferença de temperaturas? Bom, a cidade é muito asfaltada, e se vocês não sabiam, o asfalto absorve calor. Áreas verdes? Puff, mas nem pensar. Raramente, muuuuuito raramente a gente vê áreas verdes pelas cidades, não é? Muito mal vemos uma arvorezinha aqui e outra ali. E isso não é bom, hm.
Bom, as causas das Ilhas de Calor são basicamente estas: efeitos da poluição do ar, fontes artrópicas de calor (ou seja, emissões antrópicas de calor e umidade associadas à queima de combustíveis fósseis, ar condicionado, entre outras podem contribuir em muito para o maior aquecimento urbano), mudanças no balanço de radiação (isso está relacionado à altura dos prédios e à redução da largura das ruas), efeito da redução das áreas verdes (a cidade fica mais vulnerável a enchentes e deslizamentos de terra), uso de materiais muito absorvedores da radiação solar, redução do fator de visada do céu pelos cânios urbanos (por causa das paredes dos prédios, fica reduzida a visão do céu. O cânion urbano provoca o aprisionamento de parte da radiação solar que entra pelo topo do cânion através de reflexões múltiplas da luz nas paredes. Essas reflexões múltiplas também ocorrem com a radiação de onda longa).
Por isso que nas cidades o ar é mais quente e muito mais desconfortável do que numa cidade rural :)
Bom gente, o caso é o seguinte. Não to aqui dando uma de "maluco com plaquinha na mão" dizendo que o mundo vai acabar. Estou tentando apenas conscientizar vocês de algo muito sério. E espero realmente que vocês levem isso pra frente e que levem a sério também. Quem quiser comentar aí embaixo pode ficar a vontade; adoraria ler as opiniões de pessoas diferentes sobre esse assunto :) Obrigado e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Achei muito interessante seu post. É algo que eu gosto muito de debater, o fim do mundo. Não acredito que seja em 2012, não tive a oportunidade de assistir o filme também, mas assisto noticiários reais e vejo o que se passa lá fora, e bom, é algo muito sério e que poderia estar acontecendo conosco. Temos sorte, mas eles não. O aquecimento global é algo que estamos C A N S A D O S de saber que quem pode reverter a situação somos nós mesmos, e tenho certeza que a maioria sabe como fazer isso, e também sabe a seriedade dessa situação. Mas não faz nada pra mudá-la. Em 2008 eu participava de uma campanha na escola chamada CQV (Cidadania e qualidade de vida), e uma das nossas ações, era repassar, de um jeito mais fácil de entender, a situação da poluição para as crianças do maternal, até a quarta série. Eu adorava fazer isso! No final da "palestra" que fazíamos, perguntávamos se eles sabiam jeitos de amenizar a situação, e eles sempre sabiam, davam exemplos concretos e prometiam fazer. Não sei se todos ainda fazem, mas se eu soubesse de pelo menos UMA criança daquelas que continuasse seguindo nossas dicas, eu ficaria mais que realizada por saber que contribui. Eu particularmente sou muito ligada ao assunto de meio ambiente, poluição e etc. e sempre faço a minha parte, e sei que isso faz a diferença. E se todos pensassem só um pouquinho como eu e fizesse sua parte para não causar poluição no planeta, ele poderia durar muito mais, quem sabe para sempre! Gostei muito do seu blog, e pretendo acompanhá-lo, suas idéias são muito interessantes =)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário!
    Pois é, mas infelizmente as pessoas devem pensar que "o Aquecimento Global acabou" , já que não passa mais na televisão coisas do tipo e talz. Mas uma coisa que um professor meu disse e eu não esqueço, é que: Não acabou, mas a mídia nunca vai ficar passando em todas as edições uma matéria sobre o aquecimento global.
    E aí o povo acha: Ah o AG já acabou, então não preciso jogar o lixo na lixeira, por exemplo.
    Nisso que eles se enganam Q- mas fazer o que né? Se o maior meio de enviar uma mensagem de conscientizaçao para, pelo menos, a maioria da população brasileira é pelo meio da televisão/rádio e mesmo assim eles nem ligam? Eu já movi meus pauzinhos, vamos ver se dá certo hm. Se der certo eu conto aqui kkkkkkkk
    Mas obrigado pelo comentário, mais uma vez! E pessoas como você, que leem, comentam e que realmente gostam do que escrevo, é que me motivam mais ainda pra continuar escrevendo.
    Espero que continue acompanhando mesmo :)

    ResponderExcluir